Análise de Perfil – Teoria Humoral

Aprendi sobre os quatro temperamentos, na visão de Hipócrates, em uma escola cristã, para missões, ETED – Escola de Treinamento e Discipulado / JOCUM – Jovens Com Uma Missão (1996). EU TINHA 16 ANOS! Guardei pra vida, pois é muito interessante, recomendo. Boa reflexão.

É possível identificar 12 combinações de temperamento. É importante referir que não existem duas pessoas iguais, outros factores para além do temperamento influenciam a pessoa, por exemplo a educação e a saúde.

Duas pessoas cujo temperamento dominante for colérico e o secundário fleumático podem ser totalmente diferentes, dependendo do tipo de pais que tiveram (permissivos ou rígidos), se têm alguma incapacidade física ao nível de saúde, nível de quociente de inteligência e um conjunto de outros factores.

Por norma atribui-se 60% ao temperamento dominante e 40% ao secundário, no entanto uma pessoa melancólico-sanguíneo (60%-40%) será diferente de outra melancólico- sanguínea (80%-20%). Por vezes, existe a combinação de três temperamentos, ou seja um temperamento predominante e dois secundários. Descubra os tipos de temperamento.

Temperamento Sanguíneo

As pessoas de temperamento sanguíneo são verdadeiramente animadas, vivas, calorosas e de fácil convivência. O sanguíneo é extremamente recetivo aos sentimentos, formando as suas decisões a partir deles.

O Sanguíneo é extrovertido

As pessoas com este temperamento são consideradas super extrovertidas, isto porque dão-se com todos, desfrutam de si mesmos e contagiam os outros com o seu espírito animado e amante das diversões. São aquele tipo de pessoa que quando entra na sala, anima todos os presentes através da sua presença e conversa exuberante.

O Sanguíneo gosta de estar com pessoas

O sanguíneo é um fantástico contador de histórias e por causa da sua natureza emocional até parece que estamos a viver a história que está a contar. Tem sempre amigos ao seu redor e consegue sentir genuinamente as alegrias e tristezas deles, tendo a capacidade de fazer com que cada pessoa se sinta importante (como um amigo especial), pelo menos enquanto lhes estiver a prestar atenção. Empatia.

O Sanguíneo é enérgico

“Uma pessoa sanguínea sempre entra numa sala com a boca em primeiro lugar” é uma frase que o descreve na perfeição. É barulhento e ruidoso, o que o faz parecer mais confiante do que na realidade é, no entanto é essa energia e disposição que o fazem atravessar as dificuldades da vida.

Fonte: educamais.com/sanguineo

Temperamento Fleumático

Fleumático é o tipo de temperamento com quem é mais fácil relacionar-se. As pessoas de temperamento fleumático são calmas, descontraídas, raramente ficam perturbado ou zangadas.

O Fleumático é equilibrado

Para o fleumático a vida é uma experiência calma, equilibrada, feliz e sem grande agitação, na qual se envolve o menos possível. É o tipo de temperamento que se mostra sempre coerente, sempre calmo e tranquilo independentemente das circunstâncias à sua volta. Aprecia as belas artes e é mais emotivo do que aparenta. Habitualmente evita a violência.

O Fleumático tem um sentido de humor particular

O fleumático tem bastantes amigos, gosta de estar com as pessoas e tem um sentido de humor particular: pode ter uma multidão a rir-se ao seu redor, mas ele consegue manter-se sério. Pode ser um excelente imitador e tem a capacidade de encontrar algo humorístico nas outras pessoas e nas coisas que elas fazem.

O Fleumático é reservado

Por norma, pessoas com este tipo de temperamento não se envolvem nas actividades dos outros, aliás, dificilmente agem fora da sua rotina. No entanto isto não quer dizer que não reaja perante injustiças sociais. É simpatizante das outras pessoas e das suas necessidades, mas dificilmente partilha os seus sentimentos. Por escolha nunca será líder, mas se essa posição lhe for imposta, demonstra ser um líder eficiente e conciliador.

Fonte: educamais.com/fleumatico

Temperamento Colérico

A pessoa de temperamento colérico é dotado de vontade forte, auto-suficiente e muito independente. O Colérico é ativo e bastante prático.

A pessoa com temperamento colérico tem opiniões bastante fortes, é decisivo, considera que é fácil tomar decisões, muitas vezes pelas outras pessoas. Este temperamento é considerado extrovertido, à semelhança do sanguíneo, mas não de forma tão intensa.

Colérico é ativo

O colérico como pessoa ativa não necessita de ser estimulado externamente, aliás ele próprio estimula o meio ambiente com as suas ideias intermináveis, os seus sonhos, os seus planos e os seus objetivos.

Colérico é decisivo

Se a sua auto-estima estiver equilibrada é capaz de tomar decisões saudáveis no momento e de planejar projetos viáveis. Não cede à pressão daquilo que as outras pessoas pensam, tendo uma opinião formada e bem definida sobre várias questões.

Colérico é pouco emocional

A parte emocional é a menos desenvolvida do temperamento colérico. Não simpatiza facilmente com outros nem demonstra compaixão. Normalmente sente-se desconfortável com as lágrimas de outros e apresenta alguma insensibilidade perante as necessidades dos que o rodeiam.

Colérico é prático

Pessoas com este tipo de temperamento são práticas, sempre na busca de valores utilitários e produtivos. O colérico é rápido nas suas avaliações, olha sempre em direção ao objetivo a atingir, sem reconhecer obstáculos ou armadilhas que possam existir. Tem foco. Na realidade muitas vezes passa “por cima” de outros que possam estar no seu caminho. É considerado “mandão” usando as pessoas para atingir os seus fins.

Fonte: educamais.com/colerico

Temperamento Melancólico

Melancólico é provavelmente o mais rico de todos os temperamentos. As pessoas de temperamento melancólico são perfeccionistas, analíticas, sacrificiais e de uma natureza extremamente sensível.

Melancólico é introvertido

Por natureza, o melancólico é uma pessoa introvertida, mas como é muito emotivo, muitas vezes apresenta comportamentos diferentes. Por exemplo, se estiver muito feliz age como extrovertido, mas quando triste ou deprimido vai mostrar a sua faceta melancólica e irá recolher-se.

Melancólico é amigo fiel

A pessoa predominantemente melancólica é amiga de forma fiel, mas não faz amigos com facilidade. Dificilmente procura novas amizades, aguarda que as pessoas venham ter consigo. Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos. É desconfiado quando pessoas ou experiências o desapontaram e encara com suspeita quando lhe dedicam muita atenção.

Melancólico é ponderado

Como tem uma excelente habilidade analítica, que lhe permite diagnosticar e avaliar os obstáculos e perigos, é renitente em iniciar novos projectos e muitas vezes entra em choque com quem o quer fazer. É perfeitamente capaz de produzir obras de arte, normalmente seguidas de períodos de introspeção.

Melancólico tem espírito de sacrifício

Melancólico escolhe, normalmente, uma profissão difícil, que envolve sacrifícios pessoais, isto porque encontra significado para a sua vida dessa forma. É bastante persistente realizando grandes feitos, se não cair na depressão.

Fonte: educamais.com/melancolico

Temperamento Sanguíneo Colérico

Sanguíneo Colérico é o mais extrovertido e decidido de todas as combinações de temperamento. Sanguíneo Colérico é constituído pelos dois temperamentos mais extrovertidos.

Sanguíneo Colérico é dotado de grande capacidade

As características do sanguíneo demonstram que é voltado para as pessoas e a faceta de colérico proporciona a organização e produtividade necessárias para produzir quase tudo. Mas é muito importante para que este tipo de temperamento que exista atividade, variedade e estímulo.

Sanguíneo Colérico tem opiniões fortes

Praticamente todos ao redor percebem a franqueza do sanguíneo colérico, isto porque verbaliza tudo o que pensa. Geralmente fala demais e tem opiniões bastante fortes, expressando-se em voz alta, mesmo antes de conhecer todos os factos. Aliás, normalmente não tem qualquer controlo com a língua, dizendo o que pensa sem refletir nas consequências.

Sanguíneo Colérico tem problemas com a zanga

O principal problema emocional do sanguíneo colérico é a ira ou zanga. Normalmente é amável, mas quando se sente inseguro ou ameaçado pode tornar-se bastante inconveniente. Pode irritar-se num segundo perante a mais leve provocação. E não costuma ter uma consciência ativa, pois associa o esquecimento do sanguíneo e a teimosia do colérico, pelo contrário tende a justificar as suas acções.

Sanguíneo Colérico…

Como qualquer tipo de temperamento, tem pontos fracos e pontos fortes e é importante ter consciência dos mesmos para melhorar. Não é desculpa dizer que se “nasceu assim e por isso será sempre assim”. Conhecer melhor o nosso temperamento ou a combinação dos temperamentos é uma mais valia para nos tornarmos melhores na convivência com os outros, em casa, na escola, no trabalho.

Fonte: educamais.com/sanguineo-colerico

Temperamento Sanguíneo Melancólico

Sanguíneo Melancólico é uma pessoa altamente emocional, rindo num momento e chorando copiosamente noutro. Sanguíneo Melancólico tem um grande potencial, mas necessita de se sentir seguro e admirado pelos outros, na realidade isto é o que impulsiona em grande parte as suas realizações.

Sanguíneo Melancólico sente a tristeza do outro

O sanguíneo melancólico sente genuinamente as tristezas das outras pessoas, sendo que para eles é muito difícil ouvir uma história triste ou um acontecimento difícil da vida de outra pessoa sem derramar lágrimas. Muitas vezes uma música melancólica pode fazê-los chorar profundamente.

Sanguíneo Melancólico é perfecionista

Pessoas com esta combinação de temperamentos são bastante perfecionistas, afastando-se das pessoas, isto porque verbalizam frequentemente críticas. Normalmente são voltados para as pessoas e contribuem de forma significativa para as vidas das mesmas, desde que não permitam que o seu ego as torne inconvenientes.

Sanguíneo melancólico é sonhador e inseguro

Pessoas com este tipo de temperamento são sonhadoras, isto porque tanto o sanguíneo e o melancólico são sonhadores. E isto pode tornar-se uma grande fraqueza, na medida em que o se seu lado melancólico pensar de forma negativista, pode anular por completo o potencial desta combinação de temperamentos. E a sua tendência é voltarem-se para si mesmos, sentindo-se inseguros e temerosos.

Fonte: educamais.com/sanguineo-melancolico

Temperamento Sanguíneo Fleumático

Sanguíneo Fleumático é uma pessoa agradável e de quem é fácil gostar. Sanguíneo Fleumático é uma pessoa de fácil convivência pois as tendências inconvenientes do sanguíneo são anuladas pela graciosidade do fleumático.

Sanguíneo Fleumático é alegre e feliz

Pessoas com esta combinação de temperamento são extremamente felizes, sem grandes preocupações e dotadas de bom humor. Gostam de ajudar as pessoas e normalmente são procuradas por elas. De forma natural aprecia a sua família e ama os seus filhos, não magoará ninguém propositadamente.

Sanguíneo Fleumático gosta de socializar

Sanguíneo Fleumático tem um problema em termos de disciplina e motivação. Geralmente é levado pelo seu meio ambiente e pelas circunstâncias, não se auto-motivando. Prefere socializar a trabalhar, levando a vida de forma casual.

Sanguíneo Fleumático gosta de fazer os outros rir

Este tipo de temperamento não se perturba com facilidade e encontra sempre o lado positivo das coisas. Costuma ter um grande número de piadas disponível e tem imenso prazer em fazer os rir, mesmo quando o momento é mais sério.

Fonte: educamais.com/sanguineo-fleumatico

Temperamento Colérico Sanguíneo

Colérico Sanguíneo é segundo temperamento mais extrovertido das 12 combinações de temperamento. Colérico Sanguíneo é uma pessoa completamente ativa e produtiva. Tem opiniões fortes, preconceitos e é teimoso.

Colérico Sanguíneo é altamente motivador

Colérico Sanguíneo é alguém que não desanima perante desafios, tem imensa energia e quase não tem medo de nada. Provavelmente é o melhor motivador de outras pessoas. É aquele tipo de pessoa que consegue que outros contribuam com aquilo que desejavam poupar.

Colérico Sanguíneo é um excelente comunicador

Por norma o Colérico Sanguíneo é um excelente professor, nomeadamente nas ciências sociais, não mostrando interesse na matemática ou outras ciências exatas. Nos debates é bastante convincente, mesmo que não consiga argumentar muito bem, compensa com gracejos e arrogância.

Colérico Sanguíneo pode ser hostil

Este temperamento combina a zanga explosiva do sanguíneo com o ressentimento do colérico, ou seja é altamente franco, impaciente e guarda ressentimento durante muito tempo. Normalmente tem dificuldade em concentrar-se em alguma coisa durante muito tempo, por isso empurra para outros o que começou.

Fonte: educamais.com/colerico-sanguineo

Temperamento Colérico Melancólico

Colérico Melancólico é uma pessoa habilidosa e capaz. Colérico Melancólico tem o otimismo e a vertente prática do colérico aliada ao aspecto orientado e detalhado do melancólico.

Colérico Melancólico é um líder

Este tipo de temperamento é bem sucedido na escola, possui uma mente rápida e analítica, sendo bastante decidido. É excelente em debates, conhecendo todos os factos e detalhes e argumentando como ninguém, tornando-se até um pouco agressivo verbalmente. Este temperamento é um líder natural, competitivo, vigoroso e decidido, obtendo sucesso em quase qualquer coisa.

Colérico Melancólico e relacionamentos

Colérico Melancólico pode tornar-se num autocrata, causando admiração e desagrado ao mesmo tempo. Normalmente é um falador de mente rápida, ou seja, os seus comentários e até mesmo sarcasmos podem devastar os outros. Pode guardar ressentimento e hostilidade o que poderá dificultar as relações interpessoais. Em termos familiares, será um pai ou mãe bastante disciplinador, combinando o perfecionismo do melancólico e a dificuldade em agradar do colérico.

Fonte: educamais.com/colerico-melancolico

Temperamento Colérico Fleumático

Colérico Fleumático é o extrovertido mais comedido dos temperamentos colérico. Colérico Fleumático combina a atividade e entusiasmo do colérico e a calma, indiferença e pouca estimulação do fleumático.

Colérico Fleumático é muito organizado

Esta combinação de temperamento é extremamente capaz, mas no seu próprio ritmo. É uma pessoa muito organizada, que planeia e trabalha arduamente. Como sabe onde quer chegar, normalmente as outras pessoas gostam de trabalhar com ele. Tem a capacidade de motivar os outros a darem o seu melhor, raramente ofende alguém, é inconveniente ou severo ou faz os outros sentirem-se usados. É um excelente organizador tanto a nível familiar como profissional.

Colérico Fleumático é teimoso

Pessoas com esta combinação de temperamento guardam ressentimentos e amargura com alguma facilidade. O espírito calmo do fleumático corta um pouco o sarcasmo do colérico, no entanto o seu humor pode ser para brincar ou para ridicularizar. Colérico Fleumático é teimoso e tem dificuldade em mudar a forma de pensar, tendo muita dificuldade em admitir os seus erros.

Colérico Fleumático

Se a natureza preocupada do fleumático vencer as tendências para a aventura do colérico, pode nunca atingir as suas reais capacidades.

Fonte: educamais.com/colerico-fleumatico

Temperamento Melancólico Sanguíneo

Melancólico Sanguíneo é o temperamento mais inclinado para as artes. Melancólico Sanguíneo é dotada de capacidades comunicativas e de atenção aos detalhes.

Melancólico Sanguíneo é artístico

Este tipo de temperamento é muito talentoso, com capacidades artísticas na área da música, pintura, desenho ou outras. Se estiver numa boa disposição até tem a capacidade de vender o seu próprio trabalho.

Melancólico sanguíneo é comunicativo

Pessoas com esta combinação de temperamento são excelentes educadores ou professores, isto porque a sua faceta de sanguíneo permite-lhe comunicar bem e a faceta de melancólico revelará todos os detalhes possíveis. Assim, comunicará de forma atrativa e com informação relevante.

Melancólico Sanguíneo é emotivo

Melancólico Sanguíneo é basicamente um ser emotivo. Quando tudo está a correr bem, mostra um atitude positiva e feliz, mas quando algo correr mal ou se for rejeitado, insultado ou magoado de alguma forma, cairá numa atitude negativa de auto-comiseração. Sente todas as coisas de forma profunda, chorando com facilidade, mas pode ser crítico e duro com as outras pessoas. Tem a tendência para a rigidez e dificuldade em cooperar, gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira. Normalmente é uma pessoa insegura, temerosa e com baixa auto-estima, o que limita o seu potencial.

Fonte: educamais.com/melancolico-sanguineo

Temperamento Melancólico Colérico

Melancólico Colérico é determinado e tem uma grande força de vontade, proveniente do seu lado colérico o que estabiliza as mudanças de ânimo típicas do melancólico. As suas principais fraquezas são a mente e a língua.

Melancólico Colérico é impulsionador

Este tipo de temperamento tem um grande potencial de liderança e em termos vocacionais várias áreas estão ao seu alcance. Tem as capacidades e habilidades necessárias para criar o seu próprio negócio ou instituição de forma eficiente.

Melancólico Colérico é perfeccionista

Melancólico Colérico é uma pessoa extremamente difícil de agradar e normalmente nunca está satisfeita consigo mesma. Quando pensa de forma negativa sobre algo ou alguém (inclusive sobre si próprio) pode tornar-se de difícil convivência. Ao contrário de outras combinações de temperamento tipo melancólico não mantém uma atitude deprimida por muito tempo, no entanto fica deprimido com facilidade.

Melancólico Colérico e relacionamentos

Melancólico e colérico são caracterizados por hostilidade e crítica, portanto para a combinação melancólico colérico é bastante comum zangar-se com os outros e até, em alguns momentos, “explodir” de raiva. Tem uma tendência para a análise detalhada e para o perfeccionismo, por isso reage de forma exagerada quando não aprova algo e muitas vezes castiga verbalmente os seus filhos, sem se importar se é em público ou em privado.

Fonte: educamais.com/melancolico-colerico

Temperamento Melancólico Fleumático

Melancólico Fleumático convive bem com todas as pessoas. Melancólico Fleumático é basicamente um introvertido que alia a eficiência organizacional do fleumático com o perfeccionismo analítico do melancólico.

Melancólico Fleumático é bastante habilidoso

Pessoas com este tipo de temperamento são excelentes escritores e matemáticos, fazem invenções significativas e descobertas médicas. O melancólico fleumático é humanitário por natureza e privilegia ambientes quietos e solitários o que lhe permite estudar e pesquisar.

Melancólico Fleumático pode ser negativo

Pessoas com esta combinação de temperamentos facilmente se sentem desencorajadas e desenvolvem padrões de pensamento negativos. São pessoas capazes e com grande talento e capacidade, mas frequentemente duvidam de si próprios.

Melancólico Fleumático e relacionamentos

Normalmente são apreciados pela sua família e amigos pela sua disciplina pessoal e dedicação, mas a sua preocupação com a humanidade em geral pode fazer com que negligenciem a sua própria família. São particularmente vulneráveis perante a ansiedade e o medo e facilmente se deixam pressionar para assumir compromissos que ocupam muita da sua energia e criatividade.

Faça o teste de temperamento para saber qual o seu tipo de temperamento.

Fonte: educamais.com/melancolico-fleumatico

Temperamento Fleumático Sanguíneo

Fleumático Sanguíneo é o mais comunicativo das 12 combinações de temperamento. O Fleumático Sanguíneo é divertido e bem disposto por natureza.

Fleumático Sanguíneo é alegre

Este tipo de temperamento é bastante popular entre as crianças e os adultos. Por natureza é feliz, alegre, orientado para as pessoas, divertido, diplomático, bem disposto e adapta-se à personalidade das pessoas. É um excelente pai ou mãe que aprecia a vida familiar.

Fleumático Sanguíneo pode não atingir o seu potencial

Na maior parte das vezes pessoas com esta combinação de temperamentos fica aquém do seu potencial porque tem a falta de motivação de um fleumático e a falta de disciplina de um sanguíneo. Frequentemente desiste da escola e deixa escapar boas oportunidades, evitando qualquer coisa que exija demasiado esforço. Pode ser uma pessoas bastante temerosa, sentindo-se insegura e protegendo-se numa “concha” para evitar magoar-se ou errar.

Fonte: educamais.com/fleumatico-sanguineo

Temperamento Fleumático Colérico

Fleumático Colérico é o mais ativo de todos os fleumáticos. Fleumático Colérico é uma pessoa de fácil convivência, com quem é possível conversar e partilhar.

Fleumático Colérico é um excelente líder

Este tipo de temperamento pode tornar-se um excelente líder, pois é um ótimo ouvinte, não interrompendo as pessoas com histórias sobre si mesmo e interessando-se genuinamente pelos seus problemas. Também é um excelente conselheiro, digno de confiança e os seus conselhos são normalmente bastante úteis e práticos.

Fleumático Colérico é teimoso

Como qualquer fleumático sofre de falta de motivação e é temeroso. A par disto pode tornar-se bastante teimoso, recusando-se a ceder ou a cooperar, muitas vezes refugiando-se no silêncio.

Fleumático Colérico e relacionamentos

Pessoas com esta combinação de temperamentos têm um espírito gentil e geralmente não fazem os outros sentirem-se mal ou ameaçadas de alguma forma. O fleumático colérico faz sempre o que está certo e dificilmente ultrapassa as regras estabelecidas. Em termos familiares é passivo e relutante, especialmente na educação dos filhos.

Fonte: educamais.com/fleumatico-colerico

Temperamento Fleumático Melancólico

Fleumático Melancólico é considerado o mais quieto e calmo de todas as combinações de temperamento. Fleumático Melancólico é bastante calado, raramente dizendo algo pelo qual tenha de pedir desculpa.

Fleumático Melancólico é calmo

Este tipo de temperamento é gentil, calmo e quieto. Dificilmente se irrita ou se torna agressivo. Não se envergonha a si próprio ou aos outros, fazendo sempre o que é esperado e necessário. Veste-se com simplicidade, manifestando que todos podem contar com ele e com o seu trabalho.

Fleumático Melancólico tem baixa auto-estima

O fleumático melancólico é egoísta, negativista, temeroso, muito crítico e com um baixo auto conceito. E é exactamente todas estas coisas que o impedem de desenvolver plenamente o seu potencial. Este temperamento precisa de compreender que tem de colocar de parte os seus temores e sentimentos negativos e arriscar-se a fazer algo fora da “concha”.

Fleumático Melancólico e relacionamentos

Todos sabem que podem contar e depender de pessoas com este tipo de temperamento. O fleumático melancólico gosta de ajudar os outros e é organizado no seu trabalho. Gosta de fazer coisas em casa e normalmente esta está sempre arrumada e funcional. No entanto pode ser demasiado passivo, o que irrita muitas vezes os seus familiares. Trabalha bem sobre pressão, desde que esta seja externa.

Fonte: educamais.com/fleumatico-melancolico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s