Análise de Perfil – Teoria DISC

Você realmente se conhece? A resposta para essa questão é a chave do Perfil DISC, uma das ferramentas de análise de perfil mais utilizadas no mundo e com mais de 98% de assertividade. O sistema é utilizado para avaliar o perfil comportamental predominante e secundário, com o objetivo de compreender como o avaliado responde aos desafios e estímulos do ambiente externo e quais são as principais motivações internas que impactam nas ações e reações do indivíduo.

Provavelmente você já ouviu falar nas teoria grega de Empódocles, que atribuía aos quatro elementos básicos da natureza – fogo, água, terra e ar – a influência no comportamento das pessoas. Ou ainda tentou se enquadrar em um dos quatro temperamentos universais, propostos por Hipócrates, o pai da medicina ocidental, que propôs a tese de que nosso temperamento está associado à fisiologia, criando o conceito de Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico. Já no século XX, o médico e psiquiatra suíço Carl Gustav Jung utilizou um sistema semelhante ao classificar os indivíduos em outros quatro conceitos: Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico.

Entretanto, todas tentativas anteriores pareciam não ser suficientemente claras e aplicáveis ao ambiente de negócios, até que em 1926, o psicólogo norte-americano William Moulton Marston, valendo-se de conhecimentos estatísticos e de biofísica desenvolveu a teoria DISC, utilizada pelo Exército Americano, Forças Armadas dos EUA e NASA e em milhares de organizações, descrita no livro “Emotions of normal People”, lançado 1928.

DISC é a sigla para Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. De acordo com essa teoria, todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas as chances de alcançá-lo são maiores se atuarem em atividades adequadas ao seu perfil. Ao conhecer as particularidades de cada um deles, é fundamental ter em mente que nenhum perfil é melhor ou pior.

Na determinação do estilo comportamental alguns fatores podem exercer influência. O primeiro deles é o hereditário, além de modelos, exemplos, mentores, ambientes, experiências vividas e autoconhecimento.

Listamos abaixo os comportamentos mais característicos de cada perfil, no entanto, é importante saber que eles se manifestam em diferentes níveis de intensidade e cada pessoa possui uma combinação única entre estes quatro perfis comportamentais, que somados aos valores, crenças e outros aspectos pessoais constituem a personalidade do indivíduo.

D – Dominante, Direto, Decidido

O D mostra o quanto a pessoa consegue resolver problemas e como responde a desafios. Entre as palavras-chave da Dominância estão resultados, desafios, eficácia.

Pontos fortes: São indivíduos inconformados, voltados para tarefas, produtivos, visionários, enérgicos, otimistas, sentem necessidade de mudança, precisam corrigir o que está desconfortável no ambiente, independentes, autossuficientes, corajosos, focados em ação, cobram resultados, superam oposições e são protagonistas. O maior medo é que outros tirem vantagem.

Pontos a desenvolver: Como todos perfis, possuem limitações. Pessoas Dominantes podem ser apresentar diferentes níveis dessas características: insensibilidade, frieza, arrogância, sarcasmo, crueldade, impiedade. Podem ser indivíduos argumentativos e impacientes, preconceituosos, intolerantes, não analisam detalhes, entediam-se com trivialidades, tomam decisões por impulso, manipuladores e exigentes, trabalho é prioridade, rudes e sem tato, os fins justificam os meios, impacientes com pessoas de baixo desempenho, não permitem que as pessoas relaxem, orgulhosos, não se intimidam com a impopularidade, elogiam pouco e não desistem quando perdem.

I – Influente, Interativo, Interessado em pessoas

O I mostra o quanto a pessoa consegue influenciar e persuadir pessoas. É o perfil comunicador, mas pode ter dificuldade de fazer acontecer, busca relacionamento, liberdade, criatividade. Faz do ambiente um aliado. Ativo, mas muito emocional. Focado em pessoas, o que pode levar à desorganização. Visão otimista e positiva da vida. Possui carisma e habilidade de se conectar com os outros. Seu maior medo é a rejeição.

Pontos fortes: Extrovertido, caloroso , amigável, falante, alma de festa, compassivo e demonstrativo,  generoso e sincero de coração, bom senso de humor, memória para estórias e piadas, entusiástico e expressivo, bom no palco, vive no presente, transforma desastre em humor, faz amigos facilmente, cresce com elogios, gosta de atividades espontâneas, voluntaria-se para trabalhos, pensa em atividades novas, causa boa impressão, tem energia e entusiasmo, inspira os outros a se unirem e a trabalharem.

Pontos a desenvolver: Indisciplinado,  inquieto e ingênuo, desorganizado, improdutivo, não confiável, egocêntrico, falante exagerado e compulsivo, medroso e inseguro, vive em trivialidades, controlado pelas circunstâncias, egoísta e odioso, fica com raiva facilmente, pode parecer falso, desorganizado, não escuta a história inteira, precisa estar no centro do palco, domina as conversas, responde pelos outros, inconstante, esquece das obrigações, não estabelece prioridades, decide pelo sentimento, perde tempo falando.

S – eStável, Seguro, Sensível

O S mostra o ritmo em que a pessoa exerce atividades e responsabilidades. Busca colaboração, segurança, lealdade, trabalha bem em equipe, altamente confiável, mas pode ser possessivo e resistente à mudanças. O maior medo é perder a segurança.

Pontos fortes: Simpático e diplomático, eficiente e organizado, confiável, conservador e prático, líder obstinado, personalidade moderada, descontraído e relaxado, paciente e bem equilibrado, quieto, mas espirituoso, solidário e bondoso, mantém as emoções escondidas, feliz em harmonia com a vida, não tem pressa, pode assumir o bom e o ruim, não se aborrece facilmente, agradável e divertido, bom ouvinte, senso de humor inteligente,  tem vários amigos íntimos, competente e constante, pacífico e agradável, tem capacidade administrativa, faz mediação de problemas, evita conflitos, bom sob pressão, encontra o caminho fácil.

Pontos a desenvolver: Desmotivado e indiferente, espectador, egoísta e teimoso, pão-duro, auto protetor, indeciso e medroso, pouco entusiasmado, reticente, evita responsabilidades, quieto, faz concessões demais, indisciplinado e imutável, não organiza o lar, leva a vida de modo muito relaxado, sufoca o entusiasmo, indiferente a planos, julga os outros, sarcástico e provocador, não é orientado para metas, tem falta de automotivação, difícil de se fazer mover, ressente-se ao ser empurrado, letárgico e descuidado, desestimula os outros, observador.

C – Correto, Controlado, Complacente

O C mostra como a pessoa responde a regras e regulamentos estabelecidos por outros. Busca precisão, altos padrões de eficiência, é cauteloso, perfeccionista, pouco ousado, sensível, detalhista. O maior medo são as críticas.

Pontos fortes: auto sacrifício, sério, talentoso e criativo, dons artísticos e musicais, filosófico e poético, apreciador da beleza, estabelece padrões altos, quer tudo feito corretamente, sacrifica a sua própria vontade, faz amigos com cautela, contente em ficar nos bastidores, evita chamar atenção, segue o planejado, orientado a detalhes, persistente e meticuloso, ordeiro e organizado, econômico, vê o problema, encontra soluções criativas, precisa terminar o que começa, leal, autodisciplinado, orientado para processos.

Pontos a desenvolver: Se deprime com as imperfeições, escolhe o caminho mais difícil, hesitante para iniciar projetos, dispende tempo demais planejando, prefere a análise ao trabalho, auto depreciação, difícil de agradar, estabelece metas irrealistas, profunda necessidade de aprovação, temperamental e negativo, crítico, rígido e realista, autocentrado e sensível, vingativo, propenso a perseguição, insociável, teórico e pouco prático, tem falsa humildade, audição seletiva, introspectivo e baixa autoestima, tendência à hipocondria, metas irrealistas, sente-se injustiçado e se indispõe, vive por meio de outros, socialmente inseguro, crítico e impiedoso, freia afeição, contestador e vingativo.

Fonte: sbdc.com.br/dominancia-influencia-estabilidade-e-conformidade-qual-o-seu-perfil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s