Você pode ter a fé que quiser, só não pode misturar tudo! Eis a “Nova Era”

As ideias e os objetivos da Nova Era recolhem elementos das religiões orientais, o espiritismo, as terapias alternativas, a psicologia trans-pessoal, a ecologia profunda, a astrologia, o gnosticismo e outras correntes. Os mistura e os comercializa de mil formas, proclamando o início de uma nova época para a humanidade. Mas, no fundo, não parece ser mais que outra tentativa vã do homem de se salvar por si mesmo fazendo promessas que não pode cumprir e atribuindo-se poderes que não possui.

Se as coisas estão assim, que lugar há na Nova Era para o Deus que nos foi revelado em Jesus Cristo?

Nenhum, o Deus da fé cristã é uma pessoa, e “deus” da Nova Era é uma força impessoal e anônima. O Deus da fé cristã é Criador de Tudo, mas não se identifica com nada do criado. O “deus” da Nova Era é a criação que pouco a pouco vai se dando conta de si mesmo. O Deus da fé cristã é infinitamente superior ao homem, mas se inclina a ele para entrar em amizade com ele. O Deus da fé cristã julgará a cada homem segundo sua resposta a esse amor. O “deus” da Nova Era é o próprio homem que está além do bem e do mal. Na Nova Era o amor mais alto é o amor a si mesmo.

A Nova Era diz que Jesus Cristo foi mais um mestre iluminado entre muitos. Diz que a única diferença entre Jesus Cristo e os demais seres humanos é que Ele se deu conta de sua divindade enquanto a maioria dos homens ainda não a descobriram. Desta forma, a Nova Era tira-lhe seu caráter único e irrepitível de Filho de Deus e ridicularizam o fato de que Deus se fez homem para “salvar-nos do pecado”.

Por que a Nova Era fala tanto de “energia” ?

Uma das idéias básicas da Nova Era é que toda a realidade visível, incluindo o homem, se reduz a uma “energia cósmica“. Segundo isso, enquanto o cosmos estiver em fase evolutiva, sua energia se manifesta de muitas formas: uma pedra, o vento, a mente humana, etc… Supostamente há coisas, lugares e exercícios que podem aumentar nossa capacidade e nosso controle dessa energia (carregar um cristal de quartzo, visitar uma pirâmide ou outro lugar “sagrado” o dia de um equinócio primaveral, realizar certas posturas de yoga, etc.).

O típico da Nova Era é o espírito de individualismo que permite a cada quem formular sua própria verdade religiosa, filosófica e ética. Mas há algumas crenças comuns que quase todos os participantes da Nova Era compartilham:

a) o mundo está para entrar em um período de paz e de harmonia mundial assinalado pela astrologia como a “era de Aquário”.

b) A “era de Aquário” será fruto de uma nova consciência nos homens. Todas as terapias e técnicas da Nova Era pretendem criar esta consciência e acelerar a vinda da era de aquário.

c) Por esta nova consciência o homem vai se dar conta de seus poderes sobrenaturais e saberá que não há nenhum Deus fora de si mesmo.

d) Cada homem, portanto, cria a sua própria verdade. Não há bem e mal, toda experiência é um passo para a consciência plena de sua divindade.

e) O universo é um ser único e vivo em evolução ao pleno conhecimento de si e o homem é a manifestação de sua autoconsciência.

f) A natureza também é parte do único ser cósmico e, portanto, também participa de sua divindade. Tudo é “deus” e “deus” está em tudo.

g) Todas as religiões são iguais e, no fundo, dizem o mesmo.

h) Há “mestres” invisíveis que se comunicam com pessoas que já alcançaram a nova consciência e os instruem sobre os segredos do cosmos.

i) Todos os homens vivem muitas vidas, vão se reencarnando uma e outra vez até alcançar a nova consciência e dissolver-se na força divina do cosmos.

Fonte acidigital.com/seitas/novaera.htm

A Nova Era, no inglês “New Age”, representa a tomada de uma nova consciência pautada na espiritualidade, no humanismo e nas religiões orientais. Esse movimento vigorou principalmente, nas décadas de 60 e 70, o qual buscava o renascimento, por meio do despertar da consciência e da evolução espiritual.

Nesse sentido, a “Nova Era” prega a tolerância entre os homens, o respeito à natureza, a elevação da mente pelo amor, a positividade e, sobretudo, a busca do “deus ou da luz interior”. Com isso, os seguidores dessa filosofia, asseguram que a “Nova Era” está começando e a transformação de paradigmas mudará definitivamente a visão dos homens e as forças do universo. Vale lembrar, que muitas crenças advogam que a “Nova Era” designa o momento de preparação para a chegada do Anticristo.

Alguns símbolos estão associados com o conceito da “Nova Era”, visto que, de alguma maneira, representam os princípios de amor, de paz, de evolução espiritual, de união, de cosmos e, sobretudo, do esclarecimento e da tomada de consciência dos homens.

Yin Yang

O símbolo Yin Yang, na filosofia chinesa “Tao“, simboliza o princípio gerador de todas as coisas, a partir da união de duas energias opostas e complementares entre si (positivo e o negativo), as quais, unidas, compõem a totalidade equilibrada do mundo, manifestado nessas duas polaridades. Nesse sentido, importante destacar que, enquanto o Yin representa o feminino, a terra, o escuro, a noite, o frio, a lua, o princípio passivo, a absorção; o Yang é o masculino, o céu, a luz, o dia, o quente, o sol, o princípio ativo, a penetração. Para tanto, as sete leis que compõem os princípios do Yin Yang representam, de certa forma, os preceitos da “Nova Era”, como a transformação do universo e dos homens por meio da autoconsciência e da transformação interior.

Olho de Hórus

Símbolo de poder e clarividência, o olho de Hórus representa o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: Hórus. Destarte, o olho de Hórus está associado com a “Nova Era”, de forma que, pela meditação, os adeptos do movimento, buscam a espiritualidade, o equilíbrio da força interior e, assim, obtém atitudes e um olhar que vai além das aparências, ao buscar a igualdade e o respeito entre homens e pela natureza. Em outras palavras, quem segue os princípios da “Nova Era”, adquire a clarividência por meio da evolução espiritual.

Símbolo do Infinito

Simbolos Da Nova Era

O símbolo do infinito, representado pelo numeral oito deitado com um traço contínuo, simboliza a inexistência do início e do fim, bem como o equilíbrio entre os planos físico e espiritual. Assim, esse símbolo muitas vezes está associado com a “Nova Era”, de modo que simboliza a união do físico e do espiritual, o equilíbrio, o renascimento e a evolução espiritual. Ademais, o ponto central do símbolo do infinito significa um portal entre os dois mundos e o equilíbrio dinâmico e perfeito dos corpos e dos espíritos.

Símbolo da Paz

Simbolos Da Nova Era

O símbolo da paz foi criado em 1958, pelo artista britânico Gerald Herbert Holtom (1914-1985) com o intuito de representar o “Movimento da Paz” atrelado à “Campanha do Desarmamento” (Campaign for Nuclear Disarmament-CND). Dessa maneira, na década de 60 os hippies se apropriaram da figura para expressar o lema de “paz e o amor”, disseminado entre seus adeptos. Para tanto, esse símbolo está associado com a New Age visto que a paz pode representar tanto o equilíbrio das energias quanto a paz interior, tão essencial à sua filosofia.

Borboleta

Simbolos Da Nova Era

A simbologia da Borboleta ​é análoga ao processo de evolução interior e transformação pautados nos princípios da “Nova Era”, na medida em que ela simboliza a renovação, o renascimento, a ressurreição e a transformação. Não obstante, a metamorfose da borboleta, representada pela crisálida (ovo), contém a potencialidade do ser o qual, mais tarde, adquire maturidade e assim, a liberdade.

Arco Íris

Simbolos Da Nova Era

Significado de totalidade das cores, de luz e de transformação, o arco íris, aquele que depois da chuva surge no céu, simboliza a renovação e a esperança. Para tanto, acredita-se que o arco-íris é uma ponte entre o céu e a terra; nesse ínterim, para os chineses, esse fenômeno da natureza é comparado ao símbolo do Yin Yang.

Músicas “New Age”

O conceito de “New Age”, a partir da década de 60 expandiu-se e penetrou, em grande parte, nos meios artísticos, de modo que buscava expressar uma arte pautada na harmonia, no amor e na valorização da natureza. Destaca-se, portanto, nas artes, a música denominada “New Age” ou música “Nova Era”, composta de sons suaves, naturais, utilizados para a meditação.OUTROS SÍMBOLOS

  • Pomba
  • Símbolo de Paz e Amor
  • Escaravelho
  • Símbolos da Paz
  • Símbolo do Infinito
  • Símbolos de Equilíbrio
  • Símbolo do Anarquismo
  • Símbolo Hippie
  • Símbolo da Pedagogia
  • Símbolo de Sagitário

Fonte: dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-nova-era

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s